Materiais e Cuidados

Cada D. frent é um produto exclusivo, de alta qualidade e feito com materiais nobres. É importante salientar que o seu processo de fabricação é 100% artesanal , respeitando os preceitos de responsabilidade social.

Couro: o Material

O couro possui características materiais únicas. Ele é permeável ao ar e ao vapor de água, acumula humidade, é resistente à ruptura, pode dilatar e dispõe da capacidade de voltar à forma original. Isto significa que, ao longo do dia, o couro se adapta perfeitamente à forma do pé, que vai se modificando, e se for secado arejadamente em formas de sapatos à medida, volta a assumir a sua forma inicial.

1. Couro do Cabedal

a) Napa Mestiço: mestiço é o animal resultante do cruzamento entre caprinos e ovinos, também denominado carneiro de pelo curto do nordeste do país. Seu couro é destinado a um público seleto por sua alta qualidade. Curtido com cromo. Sua característica é o lixamento apenas do carnal da pele e a flor pigmentada, proporcionando maciez e durabilidade ao calçado. A Napa calçado é de toque suave o que possibilita grande conforto aos usuários. Sensível à abrasão, choques e manchas. Não é recomendável à pessoas com alergia ao cromo.

b) Verniz: Em nosso sapatos o verniz utilizado é desenvolvido a partir da pele de mestiço, e possui tratamento igual à napa, mas com acabamento especial de brilho. É sensível ao calor, à abrasão, a choques e superfícies cortantes. Não é recomendável à pessoas com alergia ao cromo.

c) Floater: Couro bovino macio, caracterizado pela proposital quebra da flor (rugas), devido à etapa de batimento em fulão, que pode variar também sua cor de tingimento. Medianamente sensível à manchas de líquidos, ao choque e ao calor. Fica mais macio e lacea substancialmente com o uso. Não é recomendável à pessoas com alergia ao cromo.

d) Camurça: Em nosso sapatos a camurça é proveniente da pele do mestiço. Tem como característica principal, a flor “aveludada”, obtida através de lixamento durante seu acabamento. Além da flor característica, possui baixa densidade e espessura, e praticamente nenhum brilho. É extremamente permeável, portanto muito sensível à água e outros líquidos.

e) Pelica: Couro nobre, de origem caprina. Caracteriza-se pela leveza, baixa espessura, excelente durabilidade, flor ligeiramente encartonada, se comparada com a pele de mestizo, e brilho médio. Como todo couro de flor integral, possui os poros livres e desobstruídos , o que é excelente para a transpiração cutânea. Por outro lado, por não ser impermeável, permite que a umidade externa adentre ao calçado, gerando desconforto, por isso mesmo, optamos por utilizar a pelica somente em detalles de vivos e espelhos em nossos sapatos. É medianamente sensível à abrasão, a choque e a superficies cortantes, o que pode ocasionar estragos irreversíveis.

2. Couro do Forro

Os sapatos D.frent são forrados com forro de mestiço. Nobre e de alta qualidade, o forro de napa de mestiço tem tratamento especial com acabamento pigmentado e laca PU Brilho, base água de alta resistência que evita seu desbotamento e ao mesmo tempo garante a transpiração dos pés, sem manchá-los. Não é recomendável à pessoas com alergia ao cromo.

3. Sola

Utilizamos o que há de mais nobre em termos de material e acabamento de sola em nossos sapatos. O couro utilizado para a sola é curtido com extratos vegetais. A sola é de grupon integral natural com lixamento tipo nobuck. O perfeito manuseio deste tipo de acabamento de sola só é feito por artesãos habilidosos.

Uso e Cuidados

É melhor não usar o seu D.frent todos os dias. Aconselhamos a usá-lo em intervalos de no mínimo a cada três dias para que o couro possa secar completamente. Os sapatos devem passar por cuidados esporádicos. Não abuse de graxas e cremes para calçados, pois estes apesar de ajudarem no tratamento de pequena ranhuras, podem obstruir os poros do couro se usados em excesso e de maneira inadequada; e conseqüentemente dificultar o processo natural de transpiração dos pés. Por favor, leia atentamente o manual de instrução de qualquer produto de cuidado para calçados antes de usá-lo.

Se seu D.frent molhar, não o exponha diretamente ao sol. Deixe-o secar naturalmente em lugar ventilado e assegure-se de manter sua forma original. Caso seja necessário, use suporte interno para sapato, caso esse não danifique o mesmo. O mais importante, nesse caso, é não usá-lo molhado pois correrá o risco de seu D.frent perder sua forma original para sempre, sem possibilidade de reparação.

Líquidos, óleo e até mesmo sujeira podem deixar manchas irreversíveis em qualquer couro. A melhor prevenção contra esses tipos de manchas é não usar seu sapato em ambiente molhado, empoeirado assim como na praia e no campo. Eles foram desenhados para serem usados apenas em ambientes urbanos.

Se você é uma orgulhosa dona de um D.frent feito com couro de mestiço, o melhor cuidado é a prevenção. Esse nobre couro é de difícil limpeza por ser de estrutura delgada e extremamente sensível à abrasão. Caso seus sapatos fiquem sujos, por favor tente limpá-lo gentilmente com a uma flanela limpa e seca. As vezes é melhor deixar que seu sapato seque um pouco antes de fazer essa limpeza. Por favor, não use nenhum produto de cuidado para calçados em couros de cor clara, pois podem amarelar a superfície.

Para a pelica, a limpeza deve ser feita à seco ou no máximo com um pano úmido, pois a pelica tende à deformar-se quando encharcada. Para conservação e brilho da pelica, aconselha-se o uso de creme específico para calçado, aplicado em movimentos circulares e lustrado com pano flanelado.

No caso da camurça, aconselhamos antes do primeiro uso de seu sapato, aplicar produto para tornar sua superfície mais impermeável. Use escova de cerdas macias para limpezas esporádicas e à seco. Não aplicar pastas ou cremes para brilho.

Couros vernizados também são sensíveis a estragos superficiais que não podem ser reparados. É aconselhável usar quantidades bem reduzidas de produtos próprios para calçados para devolver seu brilho característico. Use pano ou flanela seca e limpa para dar brilho e remover sujeiras.

Vale lembrar que esses cuidados ajudam à aumentar consideravelmente a vida útil do calçado.

Numeração

Se você é observadora, vai perceber que informações sobre a numeração de seu D.frent está estampada de forma diferente e divertida na sola de cada pé de seu sapato. As numerações informadas são: a brasileira (BRA), a européia (EU) e a norte-americana (US).

BR | EU | US

34 | 36 | 6

35 | 37 | 6.5

36 | 38 | 7

37 | 39 | 8

38 | 40 | 9

39 | 41 | 9.5

40 | 42 | 10

Nota: pode ter ocorrido variações de 1 a 0.5 ponto na conversão entre as numerações. Isso se

deve à falta de padronização nesse processo.

Embalagem

Sob o conceito ambiental dos 3Rs “reduzir, reutilizar e reciclar” , nossas embalagens são modernas elegantes e funcionais, sem o desperdício no uso de papéis, tintas e processos de tingimentos. O craft, a “pitada” de hotstamping, a malha na cor crua; todos esses materiais e processo de produção foram cuidadosamente selecionados para minimizar o impacto ambiental de nosso produto.

De nossas mãos para os seus pés.